Explosão de Raios Gama
O que são as explosões de raios gama ?
As explosões de raios gama foi um evento descoberto na década de 1960 (muito antes da hipernova) e durante um longo tempo pôde ser detectado no céu terrestre, porém com aleatoriedade e aparentemente sem explicação. Mas, hoje sabemos que são explosões extremamente energéticas que foram vistas em galáxias distantes. Elas são os fenómenos mais luminosos que se conhecem no universo.
Essas explosões são provenientes de uma hipernova, um tipo de explosão estelar que libera 100 vezes mais energia que uma supernova comum. As hipernovas talvez sejam o tipo de explosão mais poderoso desde o Big Bang, na qual liberam potentes flashes de raios gama que duram entre uns poucos segundos até várias horas.
Foram descobertos inicialmente pelos satélites encarregados de detectar explosões nucleares atmosféricas ou no espaço. Apesar da surpresa inicial, de seguida foi constatado que provinham de fora do sistema solar. Há que ter em conta que não haviam sido descobertos a partir da superfície da Terra porque a atmosfera absorve de maneira eficaz a radiação gama.
Com o tempo foi construído o satélite Compton gamma ray observatory, no ano de 1991, que levava um instrumento chamado BATSE, o qual detectava vários flashes por dia. Calculou-se que sua distribuição no espaço era isotrópica. Isto revelou que eram fenómenos extragalácticos.
Por: Alisson 0liver
Comentários
Postar um comentário